Projetos Esportivos

Crianças Ativas

O Instituto Fatima Maria tem consciência da importância e necessidade do comprometimento com a formação educacional e a qualidade de vida de crianças e jovens.

O projeto Crianças Ativas se enquadra na manifestação esportiva educacional, na medida em que se utiliza de metodologia própria do Programa Crianças Ativas, que compreende uma sequência de ensino cientificamente desenvolvida e que considera as múltiplas possibilidades do esporte, o princípio da inclusão e o jogo como um recurso pedagógico importante, onde o esporte é o instrumento e não o fim do processo.

Além das gincanas lúdicas realizadas nos bairros periféricos, em que as crianças participam de diversas atividades culturais e esportivas, o projeto tem por finalidade atender alunos regularmente matriculados em instituição de ensino, onde as atividades não contemplarão a seletividade e a hiper competitividade, buscando contribuir com o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer.

Capoeira na Eira

Em parceria com o Mestre Nevão e com o Grupo de Capoeira Pelourinho estamos colaborando com o desenvolvimento de diversas crianças e adolescentes, levando o conhecimento de uma arte de luta dos descendentes africanos genuinamente BRASILEIRA, reconhecida como patrimônio cultural e esportivo, mostrando que através da capoeira é possível criar uma expectativa de vida, sem brigas e violência.

O ensino da capoeira representa uma oportunidade para integração entre diferentes componentes como história, educação física, música, envolvendo os alunos dentro de um espírito de respeito ao próximo e a história e tradição brasileira. Este trabalho visa colocar de forma clara e objetiva os benefícios que a capoeira pode trazer no processo educacional de crianças e adolescentes, desenvolvendo habilidades físicas, motoras, musicais, noção tempo e espaço, além de disciplina e trabalho em grupo.ojeto/Captação)

Gincanas Lúdicas Crianças Ativas

Assista aos vídeos do Projeto Crianças Ativas e descubra a força que nos move.

“O amor só cresce compartilhando. Você só pode ter mais para si mesmo dando aos outros.”

― Brian Tracy