Segue o Jogo Porangaba

Segue o Jogo Porangaba

Aulas e práticas esportivas de futebol, futsal, handebol, voleibol, basquete e jiu-jitsu; Realização de brincadeiras e jogos colaborativos; Avaliação médica e avaliação física dos beneficiários; Acompanhamento sistemático e periódico com as famílias por uma psicóloga.

Público beneficiário: 200 crianças e adolescentes (6 a 17 anos).

Escolinha, Treinamento

Objetivos:

  • Melhorar o nível de socialização dos alunos com a escola e com a família;
  • Lazer no contraturno escolar, contribuindo para a efetiva inclusão social
  • Melhoria da qualidade de vida e promoção da saúde dos participantes
  • Aumentar o interesse dos alunos pela prática esportiva
  • Melhorias na frequência, no rendimento escolar e no comportamento das crianças e adolescentes
  • Disseminar o interesse pela prática esportiva.

Entre as inúmeras vantagens da prática de atividade física estão o domínio e o conhecimento do corpo; o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança; e a melhora do sistema cardiocirculatório, da flexibilidade e do equilíbrio.

Justificativa

Diversas crianças e adolescentes são submetidas a situações traumáticas, devido ao abuso, desestrutura familiar e violência doméstica. Muitas vezes o local onde essas crianças moram, que deveria ser o lugar aonde elas se sentem seguras, é o lugar onde elas mais sofrem abusos e violência.
O alto índice de consumo de álcool, muitas vezes propagandeado como forma de diversão entre os adultos, é um dos fatores principais da violência doméstica. Em cidades pequenas, como o município de Porangaba, as pessoas começam a consumir bebidas alcoólicas no início da adolescência e se estende a fase adulta. Todo esse contexto colabora com o aumento da sexualização precoce, e por consequência a gravidez na adolescência e a perpetuação da pobreza, desestruturando toda a sua vida posterior. Conversando com adolescentes em praça na cidade de Porangaba percebemos que muitos sofreram traumas em sua infância e encontra no álcool uma forma de aliviar seu sofrimento interno, por isso é indispensável a oferta de esporte para crianças e adolescentes no contraturno escolar como uma estratégia oportuna de inclusão social, oferecendo uma alternativa ao álcool e às drogas.
A prática esportiva ainda desenvolve atributos como disciplina, confiança e liderança e ensina diversos princípios como tolerância, cooperação e respeito. Também ensina o valor do esforço, a ganhar, a perder, a trabalhar em equipe e a compartilhar.
Além disso, a prática do esporte estimulara o protagonismo dos jovens alunos, contribuindo para o exercício da sua plena cidadania. Assim, essa iniciativa pretende tornar-se referência no ensino de iniciação em voleibol, basquetebol, handebol, futsal e futebol (modalidades coletivas) e de iniciação em jiu-jitsu para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social.
Por fim, o projeto visa oferecer ao município de Porangaba condições seguras para que as crianças e adolescentes pratiquem as atividades esportivas propostas, seja no quesito de infraestrutura ou de material e equipamento esportivo, possibilitando melhoria na qualidade de vida e valorização da comunidade.
Todavia, a participação das crianças e jovens beneficiarias do projeto está vinculada a devida matrícula nas escolas de forma a contemplar a manifestação do esporte educacional e fortalecer o processo de formação humana dos atendidos.
A existência da Lei nº 11.428/06 possibilita o envolvimento de pessoas físicas e jurídicas receptivas a contribuírem para a promoção e inclusão social por meio do exporte, sem desembolso a mais do que já pagariam com o Imposto de Renda. A busca de fundos incentivados para viabilizar o Segue o Jogo Porangaba foi uma estratégia pensada pela organização proponente, Instituto Fatima Maria, como uma forma de viabilizar uma iniciativa de desporto educacional em um equipamento construído pelo poder público, contribuindo para sua dinamização e beneficiando um público de grande carência de oferta de atividades esportivas.
A metodologia do projeto tem como proposta a iniciação esportiva de modalidades coletivas (futebol, futsal, handebol, voleibol e basquete) e na modalidade individual (jiu-jitsu). Os módulos referentes às modalidades coletivas são desenvolvidos no formato de rodízio: a cada dois meses e meio os alunos treinarão uma modalidade, de maneira que todos os alunos beneficiados participem de todas as modalidades ao longo dos 10 meses de aulas.